segunda-feira, 11 de junho de 2012

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Alimentos para crianças trazem dados nutricionais de adultos




Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) revelou que muitos alimentos voltados ao público infantil trazem as informações nutricionais tendo como base o consumo dos adultos, o que pode induzir o consumidor ao erro, já que a quantidade de calorias indicadas para o consumo diário de um adulto é diferente da recomendada para uma criança.
O Idec avaliou as tabelas nutricionais de oito produtos, todas com base em uma dieta de 2 mil calorias por dia. Por exemplo, na tabela de um bolo pequeno, a informação é de que uma unidade e meia corresponde a 11% das necessidades de um dia, mas isso só vale para os adultos.
Para uma criança entre 4 e 6 anos, essa porcentagem subiria para 30%. Já para um bebê de um ano e meio, corresponderia a metade da quantidade necessária em um dia. Os números são ainda mais preocupantes com relação ao sódio.
Segundo o levantamento, uma porção com seis unidades de frango empanado tem 20% das necessidades de um dia. Para uma criança entre 4 e seis anos, a porcentagem triplicaria para 60%. E para um bebê de um ano e meio seria de 90%.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que não há nenhuma regra que obrigue as empresas alimentícias a divulgar as informações nutricionais com base no consumo das crianças.
Obesidade infantil 
A médica nutróloga de São Carlos (SP) Regina Furtado explicou que o sódio e calorias em grande quantidade podem trazer sérios riscos à saúde e ao desenvolvimento das crianças.

“O sódio, em longo prazo, você consumindo uma quantidade grande, vai levar a uma pressão alta. E as calorias vão levar a obesidade. Então você imagina todos os dias uma quantidade grande de biscoito não precisa nem ser em longo prazo, em curto prazo ela já pode desenvolver uma obesidade com um vício alimentar desse”, alertou 

Dados nutricionais têm como base dieta para adultos.
  
Embalagens atraentes
Os alimentos voltados para crianças geralmente têm um apelo visual atraente para chamar a atenção dos pequenos. A estudante Tatiana Mello, de 10 anos, disse que prefere as embalagens com personagens conhecidos. “Realmente chama, se eu vejo uma marca assim eu já penso que deve ser bom”, disse.

Fonte: globo.com - 24/05/2012